segunda-feira, 7 de outubro de 2013

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA ADERE À CAMPANHA OUTUBRO ROSA A Assembleia Legislativa adere neste mês à campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar a população no combater ao câncer de mama. Atendendo à iniciativa da bancada feminina na Casa, a antena de TV e o prédio serão iluminados com a cor da campanha. A deputada Mirian Sobreira (PROS) informou que se reuniu com o chefe do Serviço de Mastologia da Maternidade Escola Assis Chateaubriand e do Hospital das Clínicas, Luiz Porto, no sentido de realizar uma semana de conscientização e serviços de saúde na Assembleia. “O movimento busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, e esta semana a Assembleia buscará alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e tratamento dessa enfermidade”, salienta Mirian. A campanha, que dura o mês inteiro, está em seu quinto ano e seu nome remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e instituições públicas na questão.


CIRO: CAMPOS É QUEM APOIA MARINA E NÃO O CONTRÁRIO PE247 - O ex-ministro e atual secretário de Saúde do Ceará, Ciro Gomes (PROS), voltou a alfinetar mais uma vez o ex-correligionário e governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que também pretende se candidatar à Presidência da República em 2014. Durante um evento do Mais Médicos nesta segunda-feira (7), no Ceará, Ciro afirmou que a entrada de Marina Silva no partido socialista fará com que Eduardo aborte seus planos de sair candidato rumo ao Planalto. Para Ciro, Eduardo teria acertado, nos bastidores, apoio à postulação da presidenciável, que conta hoje com 19% dos votos válidos, enquanto Eduardo possui cerca de 4%. Já Campos disse, durante um evento no Recife, que o ingresso da ex-senadora no PSB foi “o mais forte ato político dos últimos anos da política brasileira”. Ciro afirmou, ainda, que os movimentos que caracterizavam uma pré-candidatura presidenciável de Eduardo não passavam de uma “viagem egocêntrica” do socialista. “Acho que o que está sendo dito não é o que vai acontecer. Eduardo percebeu que estava numa egotrip, numa aventura pessoal cujas consequências seriam desastrosas para o próprio PSB, embora eu já tinha dito isso lá trás que é um problema dele. Ele acertou, nos bastidores, em apoiar a candidatura da Marina”, declarou Ciro.


NÃO HÁ JUDICIÁRIO MAIS CONFUSO QUE NOSSO, DIZ JOAQUIM BARBOSA O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, afirmou a empresários, durante palestra em São Paulo, que não existe sistema judiciário mais confuso que o brasileiro e que a Justiça precisa ser mais “célere” e “eficiente”. “Não há sistema judiciário mais confuso que o nosso. O sistema legal brasileiro precisa desesperadamente de simplicidade, eficiência e eficácia”, declarou. De acordo com o ministro, relator do processo do mensalão, a solução para superar os obstáculos que levam à morosidade da Justiça “é de responsabilidade conjunta dos três poderes da República”. O presidente da Corte afirma que é preciso investir em “transparência” e “fiscalização republicana” para recuperar a confiança da população na Justiça. Segundo ele, há uma “banalização da competência” do STF e do Superior Tribunal de Justiça. “Há desconfiança da parte do cidadão” em relação à Justiça do Brasil, disse Barbosa. Para o ministro, um dos principais problemas do sistema legal é o “congestionamento dos tribunais em razão da quantidade de demandas em tramitação, que vem desde a década de 70”. A “solução fácil”, diz o ministro, para esse entrave é aumentar os gastos públicos com a criação de novos tribunais. “Mais prédios, mais funcionários... o aumento da máquina judiciária não é nem nunca foi solução para a produtividade.” O ministro propõe dar prioridade à primeira instância, “aparelhar e fortalecer instâncias que signifiquem soluções mais simples e duradouras, como os juizados especiais, e reduzir o número excessivo de recursos que atualmente permitem que se passe mais de uma década sem a solução definitiva para um litígio”. Sobre economia, criticou a “guerra fiscal”. “Enquanto persistirmos nesse sistema político bloqueado e esfacelado existirá a guerra fiscal.” Barbosa foi questionado sobre mecanismos de combate à corrupção dentro do Judiciário e, como resposta, criticou o sistema de escolha de magistrados para as cortes superiores. Povo Online


PREFEITURA REALIZA FORMATURA DA 19ª TURMA DA GUARDA MIRIM O prefeito Veveu e o secretário da Cidadania e Segurança, Dr. Pedro Aurélio Ferreira Aragão, realizarão nesta quinta-feira, às 19:00, a formatura da 19ª Turma de Guardas Mirins e a despedida da 18ª Turma. O evento, que acontecerá na Boulevard do Arco, contará com a presença dos pais e padrinhos durante a solenidade, num momento marcante na vida dos adolescentes. A Guarda Mirim hoje é referencia para muitos jovens na faixa etária entre 14 e 17 anos que desejam aprender mais sobre os valores éticos e de cidadania, com um acompanhamento feito pela Secretaria da Cidadania e Segurança nos estudos e no relacionamento social do guarda mirim. Muitas empresas solicitam indicações de jovens do efetivo para fazerem parte de seus quadros de funcionários e colaboradores, tendo em vista a boa formação e o caráter dos jovens e da seriedade do Programa de Formação da Guarda Mirim de Sobral.


EM SOBRAL, JOVEM LIGA PARA A POLÍCIA DIZENDO QUE IRIA SE MATAR E CUMPRE A PROMESSA Jovem Israel Moreira ligou para polícia através do 190 e falou que iria se matar. Logo depois da ligação o jovem começou a passar mal, nesse momento populares o levaram para unidade mista que fica localizada no bairro Sinhá Sabóia em Sobral, Israel Moreira foi transportado pelos populares na traseira de uma moto, e quando chegou no hospital veio a falecer. O jovem era natural do distrito de Jaibaras - Setor I, tinha 23 anos de idade, era muito conhecido na região por trabalhar com projetos voltados para a juventude como a SAFS - Sociedade de Apoio à Família Sobralense.


ENGENHEIROS DO DETRAN, GRENDENE E PREFEITURA DE SOBRAL INICIAM ESTUDOS SOBRE O TRÁFEGO NAS IMEDIAÇÕES DA EMPRESA A Prefeitura de Sobral, através da secretaria da Cidadania e Segurança e da Secretaria de Urbanismo, realizou um encontro nesta quinta-feira, na sede da Grendene com engenheiros do Detran para aprofundar os estudos técnicos que viabilizem uma nova engenharia de tráfego para o entorno da empresa,principalmente em horários de troca de turnos. Os técnicos do Detran trocaram informações e ouviram sugestões, em uma apresentação feita pela própria empresa, além de visitarem alguns locais apontados no estudo onde há pontos críticos a serem sanados. De posse desses dados, os técnicos realizarão um estudo aprofundado e a soluções possíveis para a problemática Os secretario e osténicos do Detran foram recebidos pelo Relações Públicas da Grendene, Herbert Rocha. Estiveram presentes na reunião o Dr. Pedro Aurélio Ferreira Aragão (Cidadania e Segurança), Gizella Pontes (Urbanismo), Cel. Tadeu (CTTU), Agesislau ( CTTU), Irineu e Júlio,do Detran, o diretor industrial da Grendene Sobral, Nelson Rossi, coordenador de RH, Ricardo Anklan e do coordenador de Segurança Patrimonial, Patrício.






SÓ JUIZ MEDROSO NÃO APLICA A LEI, DIZ BARBOSA. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, criticou nesta segunda-feira (30) a falta de um mecanismo no País que possibilite ao juiz ascender na carreira sem precisar “sair com um pires na mão”, ou seja, se submeter à influência das indicações políticas. “É um fenômeno muito pernicioso a influência política. Não há mecanismos que criem um automatismo. (...) Deixa o juiz em paz”, disse Barbosa em seminário promovido pela revista Exame, em São Paulo. O ministro disse ainda que “só não aplica a lei o juiz que é medroso, comprometido ou politicamente engajado”. Ainda sobre a independência dos juízes, Barbosa disse desconfiar de um juiz que “vive tendo relações políticas aqui e ali”. “Mas infelizmente nosso sistema permite isso. Você jamais vai querer ter o seu patrimônio e sua vida nas mãos de um juiz com essas características”, afirmou o presidente do Supremo. A jornalistas, Barbosa se recusou a comentar a declaração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva . Em entrevista ao Correio Braziliense, Lula afirmou que se fosse hoje, teria mais critério para selecionar ministros do STF. “Ele foi presidente da República, eu não sou presidente da República e não tenho nenhum papel na escolha dos ministros do Supremo”. Barbosa foi um dos quatro ministros indicados por Lula.



MOMENTO DE SUFOCO PASSA O DONO DE UM MERCADINHO E UMA CLIENTE, NO MOMENTO DE UM ASSALTO NA CIDADE DE SOBRAL-CE. VEJA O VÍDEO Momento de terror passou o dono deste estabelecimento, quando dois bandidos chegaram e anunciaram o assalto. Apenas o proprietário e uma cliente, estavam no momento do assalto. Dois bandidos, armados com revolver, realizaram o assalto em plena luz do dia. Tem pouco tempo, que seu vizinho que é comerciante, também passou pelo mesmo sufoco, quando também foi assaltado. Por motivo de segurança, não vamos identificar a vítima. Mas veja o vídeo que mostra o sufoco que passou o proprietário do estabelecimento e uma cliente. O assalto aconteceu no mês passado, no dia 21, por volta das 12:30. O vídeo é do Portal A Desgraça.

ACIDENTE NA MADRUGADA DE DOMINGO, ENVOLVENDO UM CARRO E UMA MOTO Nossa reportagem registrou na madrugada de domingo, 06 / 10, um acidente na avenida Dom José, envolvendo um carro e uma moto. Informações do Sargento Josué, o acidente não teve muita gravidade, o motoqueiro foi levado para o hospital, mas foi mais danos materiais. O condutor da carro, disse que realmente bateu por não conhecer a cidade, já que o mesmo é de Fortaleza e não visualizou a faixa. O motoqueiro seguia na avenida que era sua preferencial, quando o condutor do veículo, saída da rua que cruza a avenida. O motorista não saiu do local, ele mesmo chamou o SAMU, comprometeu-se, resolver o problema. O acidente aconteceu, quase defronte o colégio Santana.








Limpeza publica de Sobral.... Este LIXAO fica na praca frente a Camara Municipal de Sobral... Eta cidade limpa.





Sta praca fica em Aracatiacu .... Os portes caindo, lampadas quebradas e bueiro a ceu aberto. Acorde Veveu Arruda, trabalhe. .... Ponha seus secretarios na rua.





ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO CEARÁ COM NOVA COMPOSIÇÃO PARTIDÁRIA A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará tem nova composição partidária a partir desta segunda-feira (7/10), após mudanças de partido entre deputados estaduais ocorridas na última semana. Com as alterações, surgiram na Assembleia as bancadas do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) e do Solidariedade (SDD), bem como foi registrado aumento na representação do Democratas (DEM) na Casa. Majoritário na Casa, o PROS conta com dez parlamentares no exercício do mandato. Oito deles egressos dos quadros do Partido Socialista Brasileiro (PSB): o presidente da Assembleia, José Albuquerque; e os deputados Sérgio Aguiar, Sineval Roque, Antonio Granja, Dr. Sarto, Mauro Filho, Mirian Sobreira e Welington Landim. Também integram o PROS os deputados Manoel Duca (que deixou o PRB) e Hermínio Resende (ex-PSL). O deputado estadual Ivo Gomes, atualmente licenciado por exercer o cargo de secretário da Educação de Fortaleza, é o 11º parlamentar que integra o PROS. Dividem a segunda colocação as bancadas do PT e do PSD, ambas com cinco parlamentares. Nos dois casos, a composição das bancadas permanece a mesma. O deputado Antonio Carlos (PT) exerce o mandato em decorrência de o titular, Nelson Martins (PT), encontrar-se licenciado por estar à frente da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA). Na sequência, estão PMDB e PDT, com quatro deputados cada. A deputada Inês Arruda (PMDB) ocupa a vaga cujo titular é o deputado Ivo Gomes. Antes contando com apenas um parlamentar (Idemar Citó), o DEM dispõe agora de três deputados. Completam a bancada do Democratas os ex-integrantes do PSDB, João Jaime e Téo Menezes. Dois partidos, SDD e PV, contam com dois parlamentares cada. O SDD surge no Legislativo estadual após o ingresso em seus quadros dos deputados Fernando Hugo (ex-PSDB) e Lucílvio Girão (eleito pelo PMDB). No PV, exerce mandato desde a última quinta-feira (03/10) o deputado Dr. Guimarães, em decorrência de licença do titular, Roberto Mesquita. Onze partidos (PHS, PSB, PCdoB, PR, PTN, PMN, PRB, PTdoB, PTB, PRP e PSDC) contam com um deputado cada. Dentre as mudanças nestas bancadas, está o ingresso na Assembleia do deputado Tino Ribeiro (PSDC), em decorrência da licença do deputado Ely Aguiar (PSDC), efetivada na quinta-feira passada (03/10). Os deputados Ronaldo Martins (PRB) e Eliane Novais (PSB) passam a ser os únicos representantes dos seus partidos na Casa, em decorrência das mudanças nas bancadas. Confira a composição atualizada da Assembleia Legislativa PROS (10) – José Albuquerque, Sérgio Aguiar, Sineval Roque, Antonio Granja, Dr. Sarto, Mauro Filho, Mirian Sobreira, Welington Landim, Manoel Duca e Hermínio Resende PT (5) – Camilo Santana, Dedé Teixeira, Rachel Marques, Professor Pinheiro e Antonio Carlos PSD (5) – Rogério Aguiar, Gony Arruda, Leonardo Pinheiro, Osmar Baquit e Professor Teodoro PMDB (4) – Carlomano Marques, Danniel Oliveira, Neto Nunes e Inês Arruda PDT (4) – Patrícia Saboya, Ferreira Aragão, Delegado Cavalcante e Heitor Férrer DEM (3) – Idemar Citó, João Jaime e Téo Menezes SDD (2) – Fernando Hugo e Lucílvio Girão PV (2) – Augustinho Moreira e Dr. Guimarães PHS (1) – Tin Gomes PSB (1) – Eliane Novais PCdoB (1) – Lula Morais PR (1) – Fernanda Pessoa PTN (1) – Júlio César Filho PMN (1) – Mário Hélio PRB (1) – Ronaldo Martins PTdoB (1) – Paulo Facó PTB (1) – Vanderley Pedrosa PRP (1) – Bethrose PSDC (1) – Tino Ribeiro