sábado, 14 de setembro de 2013

Novo secretário do trabalho diz que é preciso emancipar cearenses da necessidade do Bolsa-Família




O novo secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, tomou posse do cargo na manhã desta sexta-feira (13), no auditório da STDS, no bairro Joaquim Távora. Em seu discurso, o novo gestor disse que trabalhará para emancipar a população cearense da dependência do programa Bolsa-Família, do Governo Federal.

Josbertini Clementino assume a pasta no lugar de Evandro Leitão, que será candidato a deputado estadual em 2014. FOTO: JOSÉ LEOMAR

Autoridades estiveram presentes à cerimônia, como o deputado estadual Heitor Férrer, o deputado federal André Figueiredo, o representante do Ministério Público, Ênio Oliveira, além de vários prefeitos de cidades do interior cearense. O novo secretário chegou às lágrimas, ao homenagear uma irmã, falecida em 2012.
Josbertini fez questão de frisar o bom momento do Ceará na geração de empregos e disse que irá promover a inclusão da população nestas áreas de trabalho. "Vamos trabalhar firme no processo de qualificação profissional. Para que vocês tenham ideia, o segundo Estado que mais gerou empregos aqui no Nordeste em 2012 foi a Bahia, com 30 mil empregos, e nós estamos na dianteira deste processo. Vamos trabalhar firmes para incluir o cearense nestas áreas de trabalho", prometeu. Em 2012, o Ceará qualificou cerca de 35 mil pessoas, segundo a STDS.
O gestor disse que é preciso trabalhar bastante para que os cearenses possam ser qualificados e inseridos no mercado de trabalho. "Vamos trabalhar firme, também, para que possamos buscar portas de saída desse projeto excepcional, que é o Bolsa-Família, mas nós precisamos emancipar os cearenses dessa ação e desse recurso que se recebe mensalmente, para que elem possam, através do seu emprego, conseguir o seu sustento de forma digna", disse.  Clementino finalizou dizendo que irá aumentar as ações do Programa Nacional de  Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no Estado.
Diálogo é a chave para resolver problema em unidades de detenção para adolescentes
Indagado sobre o que seria feito para resolver os problemas de superlotação e conflitos nas unidades para adolescentes infratores, Josbertini Clementino disse que ficou sabendo superficialmente sobre a questão, mas que acredita que o diálogo entre diversos segmentos da sociedade seja a solução para o caso. "Eu acompanhei os fatos recentes pela imprensa, pois tive que ir a Brasília, mas eu acho que, primeiramente, é preciso dialogar, ter um diálogo franco, sincero em uma mesa de negociação. Devem existir alguns problemas neste processo, mas nós estamos determinados a enfrentá-los, inclusive debatendo como a sociedade deve tratar os jovens que estão cumprindo medidas socio-educativas no Estado do Ceará", concluiu.
Antigo secretário comenta sobre legados deixados na pasta
O ex-secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão, considera que sua gestão à frente da STDS foi positiva. Evandro disse que a secretaria é voltada principalmente para as políticas de desenvolvimento social e do trabalho, e enumerou aqueles que ele considera como os maiores legados de sua gestão. "Na política da assistência social, eu acredito que estamos deixando como grande legado a universalização dos co-financiamentos, que são recursos que os municípios recebem do Estado. Quando nós entramos, apenas 70 municípios recebiam estes co-financiamentos; agora cerca de 120 municípios o recebem. Na área do trabalho, aumentamos o universo de pessoas que estão sendo qualificadas. Em 2012, o Ceará já qualificou cerca de 35 mil pessoas e em 2013 nossa meta é passar das 40 mil pessoas qualificadas. Só em 2012, encaminhamos para o mercado de trabalho mais 240 mil cearenses", contabilizou.

Perguntado se concorreria a algum cargo político nas próximas eleições, o ex-gestor confirmou que será candidato a deputado estadual. "A gente tem que dar continuidade ao trabalho que estamos realizando. Durante minha gestão, conheci muitas pessoas pelo interior do Estado e vou continuar lutando, batalhando por essas pessoas, através das políticas públicas do Estado. No próximo ano, teremos pleito eleitoral e nós vamos colocar nosso nome para a sociedade, para ver se ela me dá este prazer, esta satisfação de representá-la", disse, confirmando que concorrerá ao cargo de deputado estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário